Desde o meu primeiro contato com a internet, por volta de 96, sempre tive interesse em ter um espaço pra falar sobre qualquer assunto, desde coisas triviais do dia a dia até artigos mais longos sobre tecnologias que utilizo, um site pessoal como tantos outros.

Naquela época, o conceito de blog era algo ainda meio recente e as ferramentas de publicação, na forma como temos hoje, eram praticamente inexistentes. Se você quisesse ter um site na internet, precisava aprender como fazer um e assim acabei aprendendo um pouco de HTML e CSS e publicando em serviços de hospedagem existentes no momento, como o Geocities.

De lá pra cá, os blogs e sites pessoais passaram por ciclos de popularidade, plataformas de publicação surgiram e desapareceram e a própria ideia de se ter um site só seu acabou caindo em desuso, sendo substituída por postagens em redes sociais como o Twitter, Facebook ou Instagram. Nesse tempo todo eu devo ter criado e deletado uma dezena de sites, percebi que me interessava mais pelo processo de construção do que em publicar algo e manter uma frequência de atualização.

Recentemente, pensei em voltar com um espaço próprio para publicar alguns textos, falar sobre assuntos e ferramentas que venho estudando ou que utilizo no trabalho e projetos pessoais. Decidi, então, fazer esse site. Muito do que sei hoje só consegui aprender ou entender graças a postagens em blogs e sites pessoais. Compartilhar o que aprendi e venho aprendendo é uma forma de retribuir e propagar conhecimento.

Decidi também utilizar o Jekyll, um gerador de sites estáticos, no lugar de uma plataforma como o Medium ou Blogspot, dessa forma tenho controle total sobre os textos e não fico sujeito a mudanças em políticas de uso ou limitação de exibição. Aproveito também pra me atualizar com HTML e CSS quando for tentar mudar o tema, algo que está no meu backlog.